

BIOGRAFIA
Thiago Genthil – Cantor, Ator, Compositor e Multi-instrumentista
Nascido em Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, Thiago Genthil canta com a alma do Rio e o coração aberto para o mundo, com a força ancestral dos ritmos afro-brasileiros e a liberdade expressiva da jazz em sua MPB.
De volta de mais uma turnê europeia, com 21 apresentações que encantaram plateias pelo continente, Thiago segue ampliando sua presença internacional e sua jornada artística.
Com dois álbuns autorais, um EP e 35 canções disponíveis em todas as plataformas digitais, sua música une poesia, groove e emoção. Seu álbum de estreia, Thiago Genthil (2012), foi calorosamente recebido pelo público e pela crítica especializada, contando com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Tomás Improta (Caetano Veloso), Marcelo Martins (Djavan) e Jessé Sadoc (João Bosco).
O sucesso desse trabalho o levou ao prestigiado Java Jazz Festival (Indonésia, 2014), onde se apresentou em duo com o lendário percussionista Robertinho Silva (Milton Nascimento, Wayne Shorter, Herbie Hancock).
Uma década depois, Thiago voltou ao festival na edição de 2024, apresentando o espetáculo Jobim e outras Bossas ao lado de Barry Likumahuwa Band, reafirmando sua profunda conexão com o legado da bossa nova sob um olhar contemporâneo e com a Indonésia.
No mesmo ano, lançou 2 clipes pela Biscoito Fino das músicas Quanto mais vida melhor e Universo Particular, que foram filmados nos EUA, durante sua participação no Burning Man, Festival que reune 80 mil pessoas e acontece no deserto em Nevada.
Em 2014, também realizou uma turnê europeia com suas composições originais e foi convidado a cantar no Tributo a Jobim, realizado no Stockholm Concert Hall (Suécia), ao lado de Paulo Braga (Jobim), Nelson Faria (João Bosco), Magnus Lindgren, Big Band e orquestra.
Atualmente, Thiago prepara um novo capítulo de sua trajetória: a gravação do álbum cantando Jobim, uma celebração luminosa da arte atemporal de Antônio Carlos Jobim, com lançamento previsto para 2026 pelo selo Biscoito Fino.
Além da formação em Violão clássico pela Escola de Música Villa-Lobos (2003), tem bacharel em Artes Cênicas pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), já trabalhou no teatro com Aderbal Freire-Filho, Sergio Britto, João Fonseca, Susana Ribeiro, César Augusto, entre outros.
Na TV, participou da novela das 9 A Lei do Amor (TV Globo), contracenando com Vera Holtz, Humberto Carrão, entre outros.
Como compositor de trilhas sonoras, iniciou-se em 2002 como assistente de direção musical da peça Casas de Cazuza, produzida pela CAL, que reuniu Paulo Gustavo, Fábio Porchat e Marcus Majella no elenco. Desde então, desenvolveu diversos trabalhos com Daniel Belquer, incluindo o grupo vocal Pupila Dilata e a peça Teatro de Sombras de Ofélia, protagonizada por Márcia Cabrita, com direção musical de Tato Taborda e projetos onde assina a trilha sonora original, nos espetáculos Vem Meteoro (Soraya Ravenle, Marcelo Olinto, Gabriel Stauffer e grande elenco), O Metro, A Jaula, entre outros.
AGENDA
IMPRENSA















































